Vitamin B Komplex forte Hevert

Informações de utilização importantes. Ler atentamente antes da utilização!

Campos de aplicação

Para a terapia de carências comprovadas das vitaminas B1, B6 e B12.

Contraindicações

Quando você não pode tomar Vitamin B Komplex forte Hevert?
Vitamin B Komplex forte Hevert não deve ser tomado em caso de hipersensibilidade ao mononitrato de tiamina (vitamina B1), cloridrato de piridoxina (vitamina B6), cianocobalamina (vitamina B12) ou outros constituintes do Vitamin B Komplex forte Hevert.

Precauções de utilização

Mesmo com doses de 50 mg/dia numa utilização de meses a anos, a vitamina B6 provoca danos permanentes nos nervos.

A carência das vitaminas B1, B6 e B12 deve ser comprovada através de valores laboratoriais adequados. Para a terapia inicial de uma anemia perniciosa, a administração oral de vitamina B12 tem limitações; para garantir um tratamento seguro, para a terapia inicial, recomendam-se preparados parenterais.

Gravidez e amamentação

Devido à quantidade de princípios ativos, se estiver grávida ou amamentando, este medicamento só deve ser usado para tratar uma carência comprovada das vitaminas B1 e B6. Por este motivo, só deve usar Vitamin B Komplex forte Hevert se seu médico assistente achar que isso é estritamente necessário.

Durante a gravidez e a amamentação, a dose diária recomendada de vitamina B1 é de 1,4–1,6 mg e para a vitamina B6, de 2,4–2,6 mg. A segurança de uma utilização superior à dose diária recomendada ainda não está documentada.

As vitaminas B1, B6 e B12 passam para o leite materno. Doses mais elevadas de vitamina B6 podem inibir a produção de leite.

Capacidade para a condução e a operação de máquinas

Não são necessárias precauções especiais.

Interações com outras substâncias

O mononitrato de tiamina (vitamina B1) é inativado pelo 5-fluorouracilo, dado que o 5-fluorouracilo inibe competitivamente a fosforilação da tiamina em pirofosfato de tiamina.

No caso de tratamentos prolongados com furosemida, pode verificar-se uma deficiência de tiamina devido ao aumento da excreção renal.

A vitamina B6 (piridoxina) pode reduzir o efeito da levodopa. A eficácia da vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) pode ser reduzida devido a isoniazida, D-penicilamina e cicloserina.

Informações importantes relativas a outros constituintes determinados

Este medicamento contém lactose. Por isso, em caso de intolerância conhecida à lactose, o Vitamin B Komplex forte Hevert só deve ser tomado depois de aconselhamento médico.

Indicações de dosagem, tipo e duração da aplicação

No caso de utilizações de curta duração (até quatro semanas), tomar 1-2 comprimidos inteiros por dia às refeições. No caso de formas evolutivas crônicas (superiores a quatro semanas), tomar 1 comprimido por dia.

Em caso de dúvidas relativamente à utilização do medicamento, consultar o médico ou o farmacêutico.

Efeitos secundários

Devido aos componentes da vitamina B1 (mononitrato de tiamina) e da vitamina B12 (cianocobalamina), em casos isolados, podem ocorrer transpiração, taquicardia e reações cutâneas com coceira e urticária.

No caso de ingestões em longo prazo de doses diárias de vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) superiores a 50 mg, bem como em ingestões em curto prazo na ordem dos gramas, foram observadas neuropatias sensoriais periféricas. Foi descrita fotossensibilidade em caso de doses diárias muito elevadas. Foram descritos distúrbios gastrointestinais no caso de ingestão de quantidades consideráveis.

Comunicação de efeitos secundários

Em caso de efeitos secundários, consultar o médico ou o farmacêutico. Isto também se aplica a efeitos secundários que não constem neste folheto informativo.

Os efeitos secundários também podem ser comunicados diretamente ao Instituto Federal de Medicamentos e Produtos Médicos da Alemanha: Bundesinstitut für Arzneimittel und Medizinprodukte, Abt. Pharmakovigilanz, Kurt-Georg-Kiesinger Allee 3, 53175 Bonn, Alemanha,

site:
www.bfarm.de .

A comunicação de efeitos secundários pode contribuir para a disponibilização de mais informações sobre a segurança deste medicamento.

Indicações sobre o prazo de validade e o armazenamento

O medicamento não deve ser tomado depois de expirado o prazo indicado no blister e na caixa exterior.

Não guardar a temperaturas superiores a 25 °C!

Medicamento: guardar longe do alcance das crianças!

Composição

1 comprimido contém:

Princípios ativos:

  • Vitamina B1 (mononitrato de tiamina) 100 mg
  • Vitamina B6 (cloridrato de piridoxina) 50 mg
  • Vitamina B12 (cianocobalamina) 500 µg

Outros constituintes:
Celulose microcristalina, ácido cítrico, croscarmelose, mono-hidrato de lactose, estearato de magnésio (farmacopeia europeia) [vegetal], maltodextrina, povidona K 25, citrato trissódico.

Forma farmacêutica e tamanhos de embalagem

20 (amostra)/20/50/100/200 (2x100) comprimidos para uso oral.

Empresa farmacêutica

Hevert-Arzneimittel GmbH & Co. KG
In der Weiherwiese 1
D-55569 Nussbaum / Germany
www.hevert.com

Fabricado na Alemanha por

Hevert-Arzneimittel GmbH & Co. KG

Data da informação
Outubro de 2015
N.º de homologação. 6288053.00.00

Indicação importante:
Todos os dados relativos ao Vitamin B Komplex forte Hevert dizem respeito à homologação do medicamento na Alemanha.

International mail order

Here you will find German pharmacies which also sell and deliver abroad.

International mail order



This website uses cookies. By using this website, you consent to the use of cookies in accordance with our policy. More information OK